quarta-feira, 15 de abril de 2009

Arte por toda parte em Sampa

Respirar cultura gasolina e ouvir businas, é isso mesmo, estou falando da maior cidade do Brasil, que aqui vou chamar carinhosamente de Mundo São Paulo, o que dispensa comentários, sobre como a chamei.
Fui a São Paulo muito rapidamente, não deu tempo de fazer quase nada, mas não pude deixar de ir ao museu mais famoso daquela cidade, sem querer desmerecer os outros, diga-se de passagem também são fantásticos , o Museu de Arte de São Paulo - MASP.
Sempre que posso passo por lá.
Fora o acervo do museu, que é maravilhoso, você pode ver obras tais como do famoso pintor holandês Vicent Van Gogh, um dos maiores pintores de todos os tempos. hoje pude ver 80 imagens da 17ª Coleção Pirelli, que está comemorando 80 anos da empresa no Brasil. Fotos de vários fotógrafos brasileiros que considero artistas, mais precisamente 24 autores (pesquise depois). De fato já havia falado aqui no meu Blog, que, o que vale numa fotografia, é o olhar de quem as vê. Elas nos levam a sentimentos e conclusões tão pessoais, mas tão pessoais, que é impossível defini-las, eu vejo isso e você pode ver outra coisa ou aquilo, isso tudo numa mesma imagem, isto é incrível. Arrisco dizer que cada indivíduo interpreta de acordo com suas experiências de vida, o momento emocional em que esteja atravessando, ou seja, a própria sensibilidade de cada um. Não precisa ser um conhecedor de arte para entrar num museu e observar o acervo exposto, apenas vá visitar, tenho certeza que algo lhe chamará atenção.
Na saída da minha visita ao MASP, fui abordado gentilmente por José de Carvalho que se auto denominou ser um escritor de rua, autônomo e 100% independente. Me fez um elogio dizendo que tenho cara de intelectual, não caí nessa extamente, mas acabei comprando por um preço super acessível seu livro de título Buquê e sub-título Cenas de Rua. O livro é sobre "crônicas colhidas no desfrute do dia-a-dia de um poeta de rua em São Paulo" com bastante humor. Lí durante o vôo de volta para Brasília. Vale à pena dar essa força aos "artistas de rua ou independentes" endereço eletrônico do José de Carvalho: www.josecarvalho.nafoto.net ou por e-mail jrcarvalhofilho@bol.com.br. Ficou aqui mais um apoio a arte.